Sejam bem-vindos à página da Associação de Moradores de Miraflores.
Miraflores é uma localidade da freguesia de Algés, uma urbanização que revela a criatividade desenvolvida por Joaquín Peña Mechó, um espanhol radicado em Portugal nos anos 60, que baseou este planeamento urbanístico nos bairros já então realizados em Espanha, nomeadamente de Madrid.
É uma urbanização originalmente fechada sobre si mesma, com infraestruturas desportivas e de lazer próprias. Quem como eu cresceu aqui, entende que não precisávamos sair de Miraflores para nos divertirmos! Passávamos o verão na piscina com amigos, jogávamos ténis nos campos e dançávamos nas matinés do Top Spin! A piscina era mesmo o centro de Miraflores!
Em termos de planeamento urbano, Miraflores foi também pioneira na época, cada prédio tinha uma garagem subterrânea, com pátios na superfície, que se interligavam entre si, criando um espaço público pedonal continuo sem o perigo dos automóveis.
Embora os planos sejam dos anos 1960, os primeiros prédios começaram a ficar prontos e habitados antes do 25 de Abril.
Atualmente, Miraflores é uma localidade aprazível, com edifícios dotados de arquitetura contemporânea e, em geral, de boa qualidade, as ruas são largas, os espaços verdes estão cuidados e bem organizados.
Há uma rede de infraestruturas e serviços razoável, como escolas, um shopping e cada vez mais comércio local. Apesar disso, a poucos metros de distância, no centro de Algés, encontramos o mercado municipal, inúmeras lojas tradicionais, variados restaurantes, uma biblioteca, teatro e o museu Palácio Anjos - Centro de Arte Contemporânea.
Os acessos rodoviários são bons, quer para o centro de Lisboa, quer para Cascais, por autoestrada ou pela marginal. No futuro, esperamos que sejam criadas ciclovias que nos liguem ao centro de Algés, à frente ribeirinha, mas também à zona comercial de Alfragide e quem sabe ao centro de Lisboa!
Foi também em Miraflores que nasceu o primeiro parque empresarial do concelho de Oeiras - o Arquiparque - ou a "Cidade do Futuro" como chamávamos! Este conjunto de edifícios de arquitetura moderna transformou a nossa localidade, que passou de bairro exclusivamente residencial, para uma extensão da própria capital, com vida durante todo o dia.
Mais recentemente, Miraflores ganhou um Parque Urbano, que se tornou o local preferido das nossas famílias, mas também de vizinhos da nossa região. Aqui é possível sentir a natureza, observar a ribeira de Algés, fazer um pic-nic, brincar no parque da teia com os mais pequenos ou praticar atividade física. Há também cafés e esplanadas e um campo de minigolfe cada vez mais frequentado!
A Quinta de Sto. António também é um local com muitos visitantes, quer pelo seu parque e jardins com nascentes de água, quer pela localização da Igreja da Santíssima Trindade de Miraflores.
Miraflores transformou-se ao longo do tempo, de local isolado e fechado sobre si mesmo, a local de passagem e encontro da população, com cada vez mais atividades, feiras e até concertos! Assim é a nossa localidade e assim queremos que seja também a nossa associação de moradores: um local de encontro da nossa comunidade!
Junte-se à nossa associação. Inscreva-se aqui!
Pedro Fonseca
Presidente da Direção
Comments